Novas regras para velocipedes

regras_velocipedesEm 2013, foram elaboradas novas regras no código de estrada de forma a proteger mais os ciclistas.

1. Ciclistas na estrada – Os velocípedes deixam de estar obrigados a rolar nas ciclovias.
O ciclista pode circular junto do restante tráfego quando considere a alternativa em ciclovia menos vantajosa.

2. As Bicicletas à direita têm prioridade – No caso de não haver sinalização, na cedência de passagem tem prioridade quem se apresenta pela direita, mesmo tratando-se de uma bicicleta. Não há distinções.
Multa para o automobilista de valor igual a 120 euros.

3. Acaba a obrigação de circular encostado à berma – Um Velocípede deixa de estar obrigado a circular o mais próximo possível da berma.
Agora, deve circular pelo lado direito da via, conservando uma distância de segurança para a berma.

4. Distância mínima para ultrapassar – Para efetuar uma ultrapassagem a uma bicicleta, o condutor de um veículo automóvel, terá de dar uma distância mínima de 1,50 metros para o ciclista.
Multa para o automobilista será de 60 euros.

5. Abrandar na ultrapassagem – Os automobilistas que tendo um ciclista pela frente, decida ultrapassá-lo deve, abrandar a velocidade a que segue durante a realização da manobra. Passa a defenir a legislação rodoviária no artigo nº 38, tendo também de cumprir com a referida distância de 1,50 metros.
Multa para o automobilista é de 120 euros.

6. Circular aos pares – Na estrada, as bicicletas passam a poder circular ao lado umas das outras, um máximo em conjuntos de dois a dois, ou seja, aos pares.
Multa para os ciclistas igual a 30 euros.

7. Cedência de passagem – Os automobilistas passam a ter de ceder passagem, dar prioridade, às bicicletas, tal como, aliás, já sucede hoje com as passadeiras dos peões.
Multa para o automobilista de 120 euros.

8. Nos corredores de “BUS” – As bicicletas passam a poder ser autorizadas pelas autarquias a circular pelas faixas dedicadas aos transportes públicos.

9. Circulação de crianças nos passeios – Se desejarem, as crianças até aos dez anos de idade podem andar de bicicleta nos passeios, sendo neste caso equiparadas ao trânsito de peões e não de automóveis.

10. Cadeiras especiais – Os velocípedes podem ser equipados com uma cadeira especialmente concebida e homologada para o transporte de crianças.

 

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.5/10 (2 votes cast)

Novas regras para velocipedes, 9.5 out of 10 based on 2 ratings

Tags: , , ,



Back to Top ↑

Tour de França 2015
Benefícios em andar de bicicleta