A importância da alimentação

Giro d'Italia 2012 stage 5Se não existir cuidado e rigor nesta área tão importante para um desportista, não há pulmões nem pernas que consigam aguentar as exigências.

Hoje em dia, quase todas as equipas de ciclismo têm a colaboração de um médico especialista em medicina desportiva, pois este não só faz a avaliação médica como analisa a condição física de cada um dos atletas ao longo da época. Em alguns casos os ciclistas (atletas) tem os seus médicos particulares.

Nas provas por etapas, ao pequeno-almoço, é à base de hidratos de carbono (desde os cereais, massas, geleias e pelos açucares).

Os Hidratos de carbono são de especial importância na vida de um desportista, mas o Sal também enorme relevância.

De forma a evitar problemas com a digestão e como as quantidades de comida ingeridas ao pequeno-almoço são generosas, este terá de acontecer cerca de 3 horas antes da competição.

Já durante a competição a alimentação baseia-se em barras energéticas, gel e muitos líquidos.

No final da competição, as necessidades fisiológicas são completamente distintas, pois torna-se necessário fazer uma alimentação Hiper-hídrica. É fundamental hidratar, a sopa ao Jantar não deve faltar, assim como as proteínas para ajudar a regenerar os músculos.

Logo após a chegada ao hotel, os ciclista repõem açucares, como bolachas, doces, leite com cereais, etc.

Ao Jantar, para além da sopa, o segundo prato deve ser preparado com carnes brancas acompanhadas de arroz, massa ou batata.

Numa prova por etapas a alimentação tem de ser levada muito a sério, sem falhas sob pena de os atletas começarem a perder peso. Fazê-lo pode parecer positivo, mas pelo contrário pois os ciclista fazem de tudo para chegar às competições no peso ideal, e o facto de ter menos do que isso é tão ou mais prejudicial do que ter alguns quilos a mais.

 

 

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

A importância da alimentação, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Tags: , , , , ,



Back to Top ↑

Doping – Desporto de alto rendimento
Mundiais de ciclismo 2014