Escolha do capacete

Existem dois tipos de capacetes, os compactos e leves (estrada e BTT) e os integrais (vertente mais radical, como o Downhill).

A sua função é absorver o impacto e proteger o crânio do contacto com superfícies duras, em casos de queda ou acidentes, evitando males maiores. O seu uso deve ser considerado uma obrigação por parte do ciclista.

Cada vez mais, os fabricantes apostam na evolução deste acessório, lançando no mercado capacetes mais resistentes, mais leves, mais arejados e mais confortáveis. Estes  são pormenores a ter em conta na hora de comprar, isto para além do preço.

Sempre que haja uma queda com deformação do capacete, esse deve ser substituído, pois deformado já não reúne condições para responder com eficácia.

Nota: Existem marcas que retomam o capacete deformado na compra de outro, isto também pode ser um pormenor a ter em atenção na altura da compra.

O interior é fabricado em espuma de poliestireno, que se deforma com o impacto, e o exterior num material mais sólido para haver uma melhor distribuição da força exercida pelo choque. Depois da queda e consequente deformação deve substituí-lo pois deformado já não vai cumprir a sua função com eficácia.

Existem capacetes próprios para Cross Country e Downhill.

Os de Cross Country são compactos e leves, protegem os parietais e a zona frontal, os de Downhill são capacetes integrais que protegem todo o crânio.

Alguns fabricantes garantem a substituição do capacete sinistrado por um preço inferior ao da venda, tenha este pormenor também em atenção

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)

Escolha do capacete, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Tags: ,



Back to Top ↑

Medidas da bicicleta
Altura entre pernas