BTT – Provas de 24 horas

OLYMPUS DIGITAL CAMERAEsta variante do Btt, para além de ser um desafio de longa duração, em que se expõe o corpo a uma situação extrema de competição em que durante um dia os atletas lutam contra a sua capacidade psicológica para suportar um esforço extremo.

Digo extremo devido à longa duração da prova, à intensidade total que representa e ao esforço físico imposto ao ser humano (atleta), onde este fica privado do sono e de uma alimentação/hidratação mal gerida, devido à situação de stress e do desgaste físico e mental provocado pela competição.

O desgaste emocional torna-se evidente quando a falta de descanso dá origem a desorientação e até mesmo alucinações, sendo frequente atletas não se recordarem de fases da prova e até de comportamentos/estratégias adoptadas durante a mesma.

A alteração da alimentação para uma menos convencional do que é habitual, coloca o organismo numa situação de dificuldade funcional, pois terá de gerir a energia para a digestão dos alimentos ingeridos e a energia necessária para a continuidade do exercício.

Ao ocorrer a digestão o fluxo sanguíneo e o transporte de nutrientes para os músculos diminui, trazendo consequências e originar um menor desempenho físico.

A preparação para este tipo de provas deve fazer-se em ritmo baixo/moderado durante longos períodos. Efectuar simulação o mais próxima possível da competição, para o organismo se ir adaptando às exigências da prova. Esta simulação deve ser dividida em 3 ou mesmo 4 dias e deveremos ter em conta as diferentes fases do dia, como a manhã, tarde e noite, privar-se do sono, dormindo menos horas e treinar de madrugada.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

BTT – Provas de 24 horas, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Tags: , , ,



Back to Top ↑

BTT – Ultra maratonas
BTT- Provas por etapas