As Vitaminas

vtiaminasAs vitaminas também denominadas de micro-nutrientes, desempenham funções muito especificas no sentido de facilitar a transferência de energia e síntese dos tecidos.

Neste momento existem treze vitaminas diferentes já classificadas, analisadas, isoladas e sintetizadas.

Assim, temos as Lipossolúveis (Vitamina A, D, E e K) que se dissolvem e se acumulam nos tecidos adiposos do nosso corpo, não são necessárias serem ingeridas diariamente e nem devem ser administradas em excesso e sem supervisão médica.

Como Hidrossolúveis (Vitamina C e as vitaminas do complexo B); As vitaminas do complexo B têm como base comum a distribuição das suas fontes e nas relações funcionais. São solúveis em água e dispersam rapidamente nos líquidos do corpo humano, não sendo retidos em qualquer grau apreciável.
Após a sua ingestão exerce a sua influência por um período de 8 a 14 horas, findo este tempo a sua ação começa a diminuir. A sua eliminação é feita através da urina.
B6 – Piridoxina
B1 – Tiamina
B2 – Riboflavina
Niacina – Ácido Nicotínico
Ácido Pantoténico
Ácido Fólico – Folacina ou Folato
B12 – Cobalamina

Em relação à vitamina C, os suplementos desta vitamina devem ser ingeridos pelo menos a cada 12 horas.

As necessidades variam de pessoa para pessoa, sendo que os atletas deverão ter maiores necessidades de certas vitaminas, devido à diminuição da absorção intestinal, pela subida da eliminação durante a transpiração, pela urina, fezes e ainda pela adaptação bioquímica ao exercício e à sua especificidade.

As vitaminas mais importantes para o atleta são as do complexo B, pois estas participam no metabolismo dos hidratos de carbono no organismo.
As quantidades de Vitaminas do complexo B a serem ingeridas pelos atletas estão relacionadas com a ingestão de hidratos de carbono sendo diretamente proporcionais.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)

As Vitaminas, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Tags: , ,



Back to Top ↑

UCI – Suspeita de motores nas bicicletas
Vitaminas Lipossolúveis – Vitamina A